Ocorre como uma reação do olho ao entrar em contato com um alérgeno (substância à qual se é sensível). Em pessoas com reação alérgica, os olhos podem ficar vermelhos, irritados ou lacrimejantes. Além disso, olhos e pálpebras podem inchar.

Alguns alérgenos comuns são: ácaros, poeira, polens, poluição, pelos de animais e cosméticos.

Causas

Pessoas suscetíveis a alergias reagem de forma exagerada a certas substâncias, tais como pólen, grama, mofo e pelos de animais. Ao entrar em contato com alérgenos, o seu sistema imunológico responde, podendo causar coceira nos olhos, vermelhidão e irritação.

Durante uma reação alérgica, uma substância chamada histamina é liberada a partir de mastócitos. Os mastócitos são células encontradas em todo o corpo, inclusive nos olhos e são responsáveis pelos sintomas de alergias. Em resposta a um alérgeno, os mastócitos do seu organismo liberam histamina que se conecta a receptores nos tecidos, causando coceira, edema (inchaço) e hiperemia (vermelhidão). É a maneira pela qual o seu corpo luta contra o alérgeno. Com isso, seus olhos podem ficar inchados, vermelhos e lacrimejantes.

A alergia ocular ocorre com maior freqüência em quem sofre de outros tipos de alergia como, por exemplo, rinite e asma.

O que se pode fazer?

É importante tentar identificar o alérgeno para evitar o contato com ele. Evitar objetos que acumulem poeira, carpetes, cortinas podem ajudar. Algumas pessoas tentam reduzir a exposição preferindo ficar em ambientes fechados em épocas em que o pólen está mais presente. Filtros de ar especiais também podem ser utilizados.

Existem colírios especialmente destinados a aliviar os sintomas oculares de alergias (consulte o seu oftalmologista).

Para reduzir as crises alérgicas:

  • Mantenha o ambiente livre de pó, arejado e ensolarado para evitar a formação de bolor.
  • Evite objetos que juntam pó - cortina, tapetes, bichos de pelúcia.
  • Lave as roupas guardadas por muito tempo antes de usar.
  • Evite flores dentro de casa.
  • Mantenha o filtro do ar condicionado sempre limpo.
  • Evite ambientes com muito pó, fumaça ou odores fortes.