Distúrbios e doenças

Várias doenças afetam o olho diretamente e também como parte de um problema sistêmico. Essas condições muitas vezes são sérias e exigem cuidado profissional imediato para que a visão seja preservada.
Degeneração macular
A Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) é a principal causa de cegueira irreversível em pessoas com mais de 55 anos. Esta doença está relacionada ao envelhecimento e afeta a mácula, parte central da retina responsável pela nitidez, cor e detalhes na visão.
Catarata
A catarata é uma forma degenerativa de doença ocular na qual a lente se torna gradativamente opaca, e a visão, desfocada.
Retinite por citomegalovírus
A retinite por CMV é uma infecção grave na retina que afeta principalmente pessoas com AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida), mas também pode afetar pessoas portadoras de outras deficiências imunológicas.
Estrabismo
Estrabismo é um termo geral para definir a ocorrência de olhos desalinhados, que apontam para direções diferentes.
Retinopatia diabética
Se você tem diabetes, você corre o risco de ter um nível elevado de glicose no sangue, o que pode danificar os vasos sangüíneos dos seus olhos, resultando em retinopatia diabética.
Glaucoma
No glaucoma ocorre aumento da pressão intra-ocular, danificando o nervo óptico; podendo levar à cegueira se não tratado.
Ceratocone
A córnea normalmente é redonda na parte frontal do olho, mas às vezes ela se torna fina e toma o formato de um cone.
Acuidade visual reduzida (ambliopia)
Também conhecida como acuidade visual reduzida, a ambliopia consiste na ocorrência de visão deficiente em um dos olhos, que não é usado adequadamente durante o início da infância.
Descolamento de retina
Quando ocorre descolamento de retina, as pessoas podem sofrer uma alteração ou perda de visão sem sentir dor.
Uveítes
Uveítes, terceira causa mais freqüente de cegueira nos Estados Unidos (depois de retinopatia diabética e degeneração macular), consiste na inflamação da parte interna do olho, afetando especificamente uma ou mais das três partes que formam a úvea.