Visão esportiva

Para ser competitivo nas quadras, você precisa garantir o melhor desempenho possível de todo o seu corpo- inclusive dos olhos. Visão nos esportes é sinônimo de cuidado total com seus olhos e pode ajudar você a otimizar três competências visuais fundamentais:

Sensibilidade ao contraste permite que você veja detalhes finos à distância, como os contornos sutis de um campo de golfe.

Acuidade visual dinâmica faz com que sua visão permaneça tão nítida quando você corre como quando você está parado, a fim de que você possa ver todos os obstáculos.

Flexibilidade focal mantém nítido o foco de uma bola à medida que ela se move para longe ou em direção a você.

O que quer dizer isso no meu caso?

Cada esporte tem exigências específicas: percepção de profundidade, visão periférica, coordenação olho-mão. E cada esporte apresenta desafios únicos: luz intensa, vento, neblina e contato com objetos em movimento. Para vencer, você precisa conquistar todos esses desafios. Descubra quais competências visuais são particularmente importantes para o esporte que você pratica e por quê.

As habilidades de que você precisa

Dê uma olhada na lista. Localize seu esporte e descubra quais as habilidades visuais que você precisa e por quê.

Beisebol - O tamanho e a cor de uma bola de beisebol - e as várias condições de luz durante o jogo - apresentam desafios especiais. Os jogadores precisam de uma visão clara e estável, percepção periférica, precisão do tamanho da imagem e uma ótima percepção.

Basquetebol - Quadra extremamente iluminada, movimento constante e necessidade de medir distâncias com precisão exigem estabilidade visual sob condições dinâmicas, percepção periférica, percepção de profundidade e flexibilidade de foco.

Caminhadas em trilhas - Em altitudes elevadas, os praticantes de caminhadas enfrentam situações com pouco oxigênio e maior exposição aos raios ultravioleta. Nesse esporte, sempre use proteção máxima contra os raios ultravioleta.

Ciclismo - Os ciclistas mantêm uma posição atípica da cabeça e dos olhos; mesmo assim, eles precisam ler informações detalhadas a partir de instrumentos e mapas com muita rapidez. Isso requer acuidade dinâmica e sensibilidade ao contraste. Proteção ocular contra vento e pequenos fragmentos também é importante.

Corrida - Corredores têm pontos focais distantes e precisam de uma boa acuidade visual dinâmica. Eles freqüentemente têm que enfrentar vento e pequenos fragmentos.

Esqui - Neve, vento, frio e luz forte, combinados com pouco oxigênio e intensa exposição aos raios ultravioleta sob condições dinâmicas, dão origem a uma série de exigências. Use proteção máxima contra raios ultravioleta.

Futebol - Para ter um rápida reação em condições dinâmicas, os jogadores precisam de percepção periférica, acuidade dinâmica e uma boa coordenação tronco-pé.

Lentes de contato podem ajudar?

As lentes de contato são o sonho do atleta. Elas podem ampliar a visão periférica e podem ser usadas sob acessórios protetores apropriados - como óculos para esportes ou óculos de sol. Além disso, você não vai mais precisar se preocupar com armações ou lentes quebradas. Finalmente, as lentes de contato não embaçam, não escorregam, nem caem. O resultado é uma visão muito melhor, justamente quando você mais precisa.

Que tipos de lentes eu devo experimentar?

A maioria dos atletas afirma que as lentes de contato descartáveis são a melhor opção. Você pode substituir as lentes diariamente, a cada duas semanas ou mensalmente - como ficar melhor para você. Mais conforto. Menor manutenção. Em resumo: você enxergando melhor.