Olhando de perto

Muitas das coisas que você gosta de fazer - como ler ou jogar cartas - exigem que você consiga enxergar bem de perto. Infelizmente, isso pode desgastar seus olhos.

Por quê? Uma das razões é a presbiopia, uma doença que afeta a maioria das pessoas à medida que elas envelhecem. Como os músculos do olho se tornam menos flexíveis, é possível que você sinta mais dificuldade em focalizar objetos que estão próximos. Felizmente, há soluções fáceis para esse problema, como óculos de leitura, óculos bifocais ou lentes de contato bifocais.


Computadores podem ser muito estressantes

Se você passa muito tempo em frente ao computador, você pode estar "forçando" seus olhos. As imagens de computador são geradas a partir de milhares de pontos minúsculos. Portanto, na verdade, não há uma imagem distinta que os seus olhos possam focalizar. Você precisa ficar focalizando e refocalizando para manter as imagens nítidas - e, depois de duas horas, você acaba tendo, nos músculos dos olhos, o mesmo tipo de estresse por esforço repetitivo que o trabalho com o teclado causa no seu pulso.

Os sintomas são olhos secos, vermelhos e irritados, dores de cabeça, dores nas costas e no pescoço e dificuldade de focalização.


Dicas para reduzir o esforço dos seus olhos

  • Mantenha o monitor de seu computador a 50 ou 60 cm de seus olhos
  • Mantenha a extremidade superior de seu monitor ligeiramente abaixo do nível dos olhos
  • Minimize a distância entre seu monitor e quaisquer documentos que você precise consultar durante o trabalho
  • Utilize colírios para aliviar olhos secos e irritados
  • Ajuste a iluminação para minimizar o excesso de luminosidade na tela
  • Faça um intervalo a cada 15 minutos e focalize um objeto distante
  • Pisque com freqüência