Testes de visão

A melhor forma de proteger a visão de seu filho é através de exames profissionais periódicos. Uma visão ruim pode afetar a capacidade de aprender, o desempenho atlético e a auto-estima. Distúrbios nos olhos que não são tratados podem se agravar e levar a problemas ainda mais sérios - ou até mesmo à cegueira. Contudo, muitas crianças em idade pré-escolar nunca realizaram um teste de visão. E, na volta às aulas, muitos exames médicos não incluem uma avaliação detalhada dos olhos.

O que você deve fazer?

Certifique-se de que os olhos de seu filho sejam examinados antes de ele completar 3 anos e meio e novamente quando ele chegar aos 5 anos - e de que eles voltem a ser examinados periodicamente ao longo da vida escolar. O médico irá determinar se o uso de óculos é necessário. Fique de olho no seu filho para detectar problemas comuns de visão. E ajude-o a preservar este dom.

Quer marcar um exame de olhos?

Os olhos de seu filho devem ser examinados por um médico pediatra ou oftalmologista. Prepare-se para a consulta tendo à mão nossa lista de itens para verificação(7,5 KB, PDF) no teste de olhos e saiba o que esperar durante o exame.

O que esperar do teste de visão de seu filho:

Os exames de visão variam um pouco de acordo com a idade de seu filho. Por exemplo, pode ser que uma criança mais velha tenha que identificar letras, enquanto que, para uma criança mais nova, serão mostradas fotos de animais e brinquedos. No entanto, os pontos principais da maioria dos testes de visão são semelhantes. Primeiro, o médico fará uma revisão da saúde de seu filho e da história médica de sua família. Depois, ele fará testes a fim de verificar:

  • Visão Ao dilatar as pupilas de seu bebê, o médico pode verificar a ocorrência de miopia, hipermetropia e astigmatismo.
  • Alinhamento Usando brinquedos que emitem sons (ou são intrigantes de alguma forma), o médico irá cobrir e descobrir rapidamente cada um dos olhos do seu bebê para verificar a existência de um olho dominante.
  • Coordenação dos músculos do olho O médico moverá uma luz ou algum brinquedo interessante para testar a capacidade de seu bebê de enxergar com clareza e precisão de perto e de longe.
  • Reação da pupila à luz O médico direcionará uma luz brilhante no olho do seu bebê e observará a reação da pupila.
  • Saúde e funcionamento da pálpebra O médico examinará a pálpebra.
  • Interior e fundo do olho Após dilatar as pupilas de seu bebê (utilizando um colírio e diminuindo as luzes do ambiente), o médico utilizará um instrumento especial chamado oftalmoscópio para examinar a retina, o nervo óptico e o fundo do olho. É aí que os sinais de várias doenças oculares aparecem primeiro.
  • Medição da pressão intra-ocular O médico lançará um sopro de ar no globo ocular utilizando um instrumento chamado tonômetro. Esse procedimento verifica a pressão ocular, que serve como um indicador precoce de glaucoma e outras doenças. Deve ser feito em qualquer pessoa com idade suficiente para cooperar com o exame.