O glaucoma ocorre quando há um aumento da pressão no interior do olho, levando à lesão do nervo óptico (parte do olho que leva as informações visuais até o cérebro). Se não tratado adequadamente, pode levar à cegueira Irreversível.
Fonte: Informações baseadas na Sociedade Brasileira de Glaucoma. Disponível em http://www.sbglaucoma.com.br
Os médicos alertam para alguns fatores que podem contribuir para o desenvolvimento de glaucoma:
O Glaucoma pode ser detectado somente com exame oftalmológico. Esta doença geralmente começa de forma lenta, sem apresentar sintomas e, se não tratada, causa danos como a cegueira permanente. Por este motivo é importante fazer exames regulares no oftalmologista. Com o diagnóstico precoce, você tem muito mais chances de preservar a sua visão.
Sinais comuns do glaucoma são o aumento da pressão dos olhos e as perdas da visão periférica, ou seja, fora do nosso foco da visão. Sendo essas perdas imperceptíveis durante um longo período.
Em estágios avançados parece que se está olhando através de um túnel. Depois o centro da visão é atacado e o olho começa a ficar cego.
Como o glaucoma muitas vezes não exibe sintomas até o estágio avançado, o diagnóstico precoce é fundamental. Geralmente é tratado com colírios, podendo ser tratado com cirurgia ou laser, conforme a recomendação médica, de acordo com o tipo de glaucoma e estado do nervo óptico do paciente.
– A doença atinge hoje 2% dos brasileiros (cerca de um milhão de pessoas), chegando a dobrar acima dos 40 anos e a triplicar após os 70.
– Na Europa, 9,5 milhões de pessoas têm a doença, que é responsável por 20% dos casos de cegueira na União Europeia.
– Estima-se que mais de 2,2 milhões de americanos têm o glaucoma, mas apenas metade das pessoas sabe que têm a doença.
– O glaucoma já provocou a cegueira em 7 milhões de pessoas no mundo todo. Atualmente 120 milhões de pessoas sofrem de glaucoma.
Fonte: Todas essas informações foram retiradas do site Cuidado com o Glaucoma. Disponível em http://cuidadocomoglaucoma.com.br/principais/o-que-e/o-que-e-glaucoma/